Thursday, February 03, 2005

A Teoria do Caos

Estava aqui a ler calmamente umas teorias aborrecidíssimas ( entenda-se, como qualquer pessoa que ainda tenha exames estava a estudar uma matéria que eu achava absurda) ate que… pluffff!!!!!! no meio de uma enorme confusão de palavras passei os olhos por algumas que me prenderam a atenção:

…..“A teoria do caos –
A teoria do caos….. é uma ordem tão complexa que não conseguimos controlar; desafia o equilíbrio, a estabilidade, o conjunto; tudo parece disforme”…..


Visto assim, e totalmente fora do seu contexto inicial, poderíamos ser induzidos a pensar que esta teoria nos remete para varias coisas da vida em geral…
Quem nunca se sentiu assim… nos momentos iniciais de uma paixão… (sim, as paixões também podem ser assim embora eu so tenha descoberto há relativamente pouco tempo);
Quem nunca sentiu isso numa qualquer ida até à beira mar num domingo solarengo de Inverno? (se nunca tentaram não experimentem…);
Quem nunca experimentou a sensação mental desta teoria aquando de uma inesperada e impiedosa ressaca??? Hum??? (sem qualquer tipo de comentário) …
Bem como a um monte de outras situações, que por um motivo ou por outro não me lembrei de referir.
Comecei a pensar no assunto, e depois de longas horas dedicadas a isso (sim que mais vale pensar nem que seja nestas coisas que deixar os neurónios presos ao marasmo), cheguei à conclusão que essa teoria também se pode aplicar às coisas normais da vida, senão vejamos:

1 - a vida é uma ordem demasiado complexa para conseguirmos controlar todos os pormenores do que nos rodeia, e quanto mais os tentamos controlar, parece-me a mim, que pior…
2- também a vida, em certas alturas, desafia o equilíbrio, a estabilidade e o conjunto das coisas em que normalmente acreditamos (o que a meu ver não é mau, porque as evoluções fazem-se destas pequenas complexidades)
3 – e, se formos bem a ver, às vezes na vida também todas as coisas parecem disformes, como se não encaixassem no que nós pensamos ou queremos… e como se isso fosse desesperante ao ponto de usarmos a palavra caos para as coisas normais…


conclusão: se não existir o caos nas nossas vidas, como poderemos apreciar todos os momentos bons? …todas as coisas boas? Saborear as vitórias, aprender com as derrotas…dramatizar…rir….sentir, etc. Como alguém me disse uma vez, todos os “rebuçados” que a vida nos dá?
E se não for assim, quando saberemos que as coisas nos correm bem?
E se não for assim, quando saberemos se as coisas nos estão a muito bem, ou se elas são como nos outros dias todos so mais um bocado de “céu”?

É por isso que eu aprendi hoje a gostar de caos… porque depois, acontece como no sábado, em que foram tantos os rebuçados, que no domingo estávamos outra vez no caos, mas este caos era um caos “rebuçadado”…. :)



replace-this-line-with-TrueFresco-Referrer-Feed-you-are-using-now

referer referrer referers referrers http_referer The WeatherPixie on-line Estou no Blog.com.pt



Listed on BlogShares eXTReMe Tracker Last Comments Add-On by LastHalo