Thursday, June 29, 2006

Dance... :)

Isadora Duncan, precursora da dança moderna, rompeu com os dogmas do balet e fez da improvisação e da espontaneidade as principais características da sua forma de dançar. Nascida Angela Duncan, em São Francisco, Estados Unidos, em 26 de maio de 1877, criou uma escola de dança. Pouco depois mudou se para Chicago e, posteriormente, para Nova York, onde sua maneira de dançar, com os pés descalços, vestida com túnica leve e tendo por cenário apenas uma cortina azul, não despertou entusiasmo.
Em busca de reconhecimento, em 1898 foi para o Reino Unido, onde defendeu seu estilo revolucionário, então fortalecido pela inspiração das figuras dançantes de vasos gregos que vira no Museu Britânico. Percorreu quase toda a Europa e sua fama consolidou-se com o primeiro espectáculo em Paris, em 1902.
A morte trágica, por afogamento, de seus dois filhos no rio Sena, em 1913, levou-a a retirar-se temporariamente de cena. Depois da eclosão da primeira guerra mundial, Isadora fez numerosas apresentações pela Europa e em 1920 foi para Moscovo, onde pretendia abrir uma escola de dança, e casou-se com o poeta soviético Serguei Iessnin.
Pobre e esquecida, Isadora passou seus últimos anos em Nice, na Riviera francesa, onde morreu em 14 de setembro de 1927 enforcada pela própria echarpe, que se enrolou nas rodas do automóvel em que viajava. Escreveu My Life (1927; Minha vida).
in Wikipédia

replace-this-line-with-TrueFresco-Referrer-Feed-you-are-using-now

referer referrer referers referrers http_referer The WeatherPixie on-line Estou no Blog.com.pt



Listed on BlogShares eXTReMe Tracker Last Comments Add-On by LastHalo