Tuesday, March 29, 2005

Onde fica a aldeia da Luz e porque nasceu o Museu da Luz?

O Museu da Luz é um espaço dedicado à identidade, ao espaço e às memórias da antiga Aldeia da Luz.Inaugurado em 22 de Novembro de 2003, o Museu da Luz abriu as suas portas ao público um ano após a mudança da população para a nova Aldeia, com a exposição "A terra - ocaso de uma relação milenar".
Na sua origem e motivação está a submersão da Aldeia da Luz derivada da construção da barragem do Alqueva, fazendo com que o Museu se assuma essencialmente como espaço de memória e identidade, e não só um mero repositório de objectos. O Museu afirma pois a sua actividade no debate e interpretação de todo o processo e, adicionalmente, gera um conjunto de actividades culturais filiadas na memória da Aldeia da Luz projectando esse diálogo no futuro.
Integrado num espaço arquitectónico único, que invoca a memória, implantado abaixo do nível do solo do novo povoado da Luz, como se tivesse surgido na sequência de uma intervenção arqueológica, concilia em si uma linguagem erudita ao mesmo tempo que manifesta uma viva relação com a forma de construir dos habitantes deste território. A originalidade do edifício foi reconhecida com a atribuição de um prémio internacional aos arquitectos do Museu (Pedro Pacheco e Marie Clément), o prémio MENHIR (IV edição, Publicações Menhir, S.L. de Bilbao, Vizcaya). O Museu da Luz foi também um dos 10 nomeados para o Prémio SECIL - 04.
O cruzamento dos discursos do passado e do futuro revê-se também nas intenções programáticas do Museu e nos seus objectivos culturais e pedagógicos. O novo contexto gerado, com destaque evidente para o elemento água, servirá de mote para múltiplas iniciativas, tomando a comunidade local como interventor essencial na sua dinamização.
Em cerca de um ano, o Museu conta com um total de 29 357 visitantes, perfazendo uma média mensal de 2 668 visitantes.

replace-this-line-with-TrueFresco-Referrer-Feed-you-are-using-now

referer referrer referers referrers http_referer The WeatherPixie on-line Estou no Blog.com.pt



Listed on BlogShares eXTReMe Tracker Last Comments Add-On by LastHalo