Design: Eileen Gray
Eileen Gray nasce na Irlanda em 8 de Agosto de 1878. Mais tarde estuda pintura em Londres, na Slade School of Art, desistindo por influência de Sugawara.
Em 1913, faz a sua primeira exposição, onde mostra alguns paineis decorativos, sempre inspirada em motivos japoneses, com geometria abstracta e madeiras raras e exóticas. No entanto, a maioria do seu trabalho passou despercebido.
Depois da primeira guerra mundial em Londres, e persuadida por Le Corbusier e Jean Badovici (entre outros) e começou a dedicar se à arquitectura.
Em 1924, Gray começa a trabalar com Badovici na casa E-1027 em Roquebrune, Cap Martin no sul de França.
Gray desenha o mobiliario e colabora com Badovici no desenvolvimento da imagem da casa. A mesa circular E-1027 e o cadeirão Bibendum foram inspirados pelas recentes experiencias com tubulares de ferro de Marcel Breuer na Bauhaus.
Em 1968, um artigo numa revista torna inesperadamente o cadeirão Bibendum e a mesa E- 1027 num exito brutal, recomeçando a sua produção.
O National Museum of Ireland, em Dublin tem ums exposição permanente sa sua obra, sempre com uma mistificação da sua vida que torna as peças sempre mais apetecidas.
Eileen Gray morre a 31 de Outubro de 1976 tornando se um dos marcos do International Style.
<< Home