Thursday, February 24, 2005

Os Lofts

Este tipo de habitação vanguardista revolucionou o mundo da arquitectura.

A ocupação de armazéns industriais, bem como a sua adaptação a espaços de habitação e trabalho, por parte de grande parte dos artistas da segunda metade do séc. XX, deu origem aos Lofts , que aparecem deste modo em Nova Iorque , nos anos 70.

Os Loft são sempre um enorme desafio para os arquitectos , porque se trata especificamente de converter um espaço, conferindo-lhe novas funções, sem alterar, dentro dos possíveis, os seus elementos estruturais e construtivos, que vão intencionalmente permanecer visíveis.

Estas habitações caracterizam-se pelo seu tamanho, utilização dos espaços e conservação dos materiais originais que lhes conferem um ar industrial, são assim espaços que respeitam a estrutura original dos edifícios industriais, com cores frias, tubos de calefacção, monta-cargas, cimento pintado, etc.

A conservação dos materiais originais – como o betão, as tijoleiras e o ferro – as grandes janelas, e colossais pés-direitos destes edifícios impulsionam a criação de um estilo específico para estas novas habitações.


As paredes são normalmente lisas e brancas, ou deixam ressaltar o betão que contrasta com o branco dos tectos. Habitualmente os sistemas de climatização e o resto das instalações ficam à vista.


No que diz respeito a mobiliário, aparecem como referência os desenhos já clássicos de Le Corbusier ou Mies Van Der Rohe , e a frequente utilização de mobiliário com acabamentos em Ferro, Alumínio, ou em aço inox.



Loft Posted by Hello

replace-this-line-with-TrueFresco-Referrer-Feed-you-are-using-now

referer referrer referers referrers http_referer The WeatherPixie on-line Estou no Blog.com.pt



Listed on BlogShares eXTReMe Tracker Last Comments Add-On by LastHalo